É sem dúvida alguma quando falamos de Idade Média que nossas curiosidades se aguçam. Um mundo fantástico e rico de histórias se abre a nossos olhos. Cavaleiros, damas, torneios, Igreja, catedrais, castelos e comilanças. Mas não só isso fazia a História Medieval, tínhamos também muita pobreza, guerras, ignorância e doenças.
É então neste pano de fundo que Senhores Feudais e Camponeses têm uma relação bastante diferente sobre cozinha e alimentação.
Os Camponeses se alimentavam quase que exclusivamente de cereais cozidos em sopas ou em forma de pão, tais quais: trigo, aveia e centeio.
O Pão era também base de toda a alimentação.
Os Legumes entram também na composição das refeições, em particular a couve, e também espinafre e alho poró para purês e sopas
As Frutas compunham muito mais a mesa dos nobres. O Leite não é largamente consumido o conservavam mais em forma de queijos ou manteiga
Mesmo assim, os camponeses alimentavam-se muito precariamente e conseqüentemente sofriam de muitas doenças.
Seria apenas por volta de 1450 que a população melhoraria sua situação com a introdução de carne em seu cardápio com o progresso na criação de animais e o maior conhecimento sobre seu abate e consumo.
No início a Carne era extremamente rara pois a Caça era apenas privilégio dos Nobres e Senhores. Comer mais e melhor eram apenas privilégio destas classes sociais.
Alimentar seu Senhor era a tarefa para a qual os nobres eram preparados desde a adolescência.
Não se tem documentação rica a propósito do que comiam os camponeses porque é claro que na época, os mais importantes e sobre os quais mais se falavam eram aqueles cujos bolsos eram cheios de dinheiro. Tem-se assim muito mais relatos ou pinturas sobre refeições e grandes banquetes dos Nobres e Senhores.
Eram banquetes aristocráticos, a mais pura representação do poder, servidos com toda uma ordem de pratos e grande quantidade de comida.
Também figuravam destes banquetes, muitas vezes, músicos e artistas que distraiam os convidados.
obs: clicando nas imagens, você terá informações sobre cada uma delas.
FABÍOLA,
ResponderExcluirMUITO OBRIGADA POR SEU COMENTÁRIO NO MEU BLOG FIQUEI MUITO FELIZ!
OS CAMPONESES ERAM PRATICAMENTE ESCRAVOS, ALÉM DE TRABALHAR MUITO SE ALIMENTAVAM MAL.
INFELIZMENTE EM MUITOS PAÍSES É ASSIM INCLUSIVE NO BRASIL O POBRE TRABALHA MUITO E COME MUITO MAL, SÓ ANDAM DOENTES.
TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
BJS ♥
Ótima postagem, Fabíola. Mais uma aula para a gente!
ResponderExcluirBj e bom feriado,
Lylia
Adoro história! Fabíola, deu certo sua compra no site da Úniko? Abç
ResponderExcluirOlá! Mais um pouco de história...e é incrivel como eles não comiam muita carne...era apenas em datas especiais...ou para os mais importantes!
ResponderExcluirHoje dei uma espiada no seu marcador Antepastos...preciso copiar alguns para comer com pão e torradas! Fazer o famoso belisquete da tarde, sabe!
Bjs e te desejo uma ótima terça-feira com boas energias e muita paz!
CamomilaRosa
Fabiola, mais um post didáctico, vamos virar Doutoras lendo as tuas postagens. Obrigado pela partilha.
ResponderExcluirUm beijinho.
Era uma época interessante né? O que acho mais legal ao ler algo antigo é sber que comiam o que havia. Em Laura Ingalls, uma bela refeição poderia constituir=se de feijões, pão de milho,leite quente .
ResponderExcluirOlha que legal ler e aprender mais sobre essa época.
ResponderExcluirAdor saber mais sobre historia medieval feudalismo. Adorei.
E interessante eu pensei que a carne fosse permitida para todas as classes nesta éppoca, pois haviam muitas caçadas... Senhores feudais eram os únicos beneficiados?
Quero ver o outro post Fá.
Beijos de Canela