É sem dúvida alguma quando falamos de Idade Média que nossas curiosidades se aguçam. Um mundo fantástico e rico de histórias se abre a nossos olhos. Cavaleiros, damas, torneios, Igreja, catedrais, castelos e comilanças. Mas não só isso fazia a História Medieval, tínhamos também muita pobreza, guerras, ignorância e doenças.
É então neste pano de fundo que Senhores Feudais e Camponeses têm uma relação bastante diferente sobre cozinha e alimentação.
Os Camponeses se alimentavam quase que exclusivamente de cereais cozidos em sopas ou em forma de pão, tais quais: trigo, aveia e centeio.
O Pão era também base de toda a alimentação.
Os Legumes entram também na composição das refeições, em particular a couve, e também espinafre e alho poró para purês e sopas
As Frutas compunham muito mais a mesa dos nobres. O Leite não é largamente consumido o conservavam mais em forma de queijos ou manteiga
Mesmo assim, os camponeses alimentavam-se muito precariamente e conseqüentemente sofriam de muitas doenças.
Seria apenas por volta de 1450 que a população melhoraria sua situação com a introdução de carne em seu cardápio com o progresso na criação de animais e o maior conhecimento sobre seu abate e consumo.
No início a Carne era extremamente rara pois a Caça era apenas privilégio dos Nobres e Senhores. Comer mais e melhor eram apenas privilégio destas classes sociais.
Alimentar seu Senhor era a tarefa para a qual os nobres eram preparados desde a adolescência.
Não se tem documentação rica a propósito do que comiam os camponeses porque é claro que na época, os mais importantes e sobre os quais mais se falavam eram aqueles cujos bolsos eram cheios de dinheiro. Tem-se assim muito mais relatos ou pinturas sobre refeições e grandes banquetes dos Nobres e Senhores.
Eram banquetes aristocráticos, a mais pura representação do poder, servidos com toda uma ordem de pratos e grande quantidade de comida.
Também figuravam destes banquetes, muitas vezes, músicos e artistas que distraiam os convidados.
obs: clicando nas imagens, você terá informações sobre cada uma delas.