Opa! Brie com Goiabada voltando à ativa! Mesmo um pouquinho em falta de escrever do blog, tenho feito muitas visitas e testado sabores. Uns deram certo, muito certo e outros nem tanto. Fazer o quê? Eu digo a mim mesma que cozinha é assim... um dia dá tudo certo e outro dá aquela decepção. Agora o mais engraçado é quando você não gostou, o bolo solou e acharam gostoso! Vê se pode!
Domingo passado, delicioso dia dois pais, fiz uma sobremesa que realmente agradou a todos. Sumiu em poucos minutos, só sobrou a travessa limpinha pelos dedos das crianças.
A Farinha Láctea sempre foi escudeira fiel de nossas mães... amava comer com banana. Achei o creme de base em um blog amigo e improvisei o resto.
Foto Brie com Goiabada
Ingredientes
1 xícara (chá) de leite
7 colheres (sopa) de farinha láctea
7 colheres (sopa) de açúcar (coloquei colheradas rasas)
3 colheres (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite sem soro (prefiro usar 2 caixinhas)
4 gemas
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
Biscoito tipo champanhe ou leite (o quanto for necessário)
1 caixinha de morangos picados
chocolate granulado a gosto
Modo de preparo
Bata o açúcar com a manteiga na batedeira até ficar um creme branquinho. Adicione as gemas e continue a bater. Junte a farinha láctea e bata mais um pouquinho. Fora da batedeira, misture o creme de leite.
Divida a massa em duas parte. Reserve uma e na outra misture o chocolate em pó. Coloque-as na geladeira (2 horas) para que a farinha láctea incorpore os líquidos.
Montando o pavê: passe os biscoitos em um pouco de leite e chocolate em pó e arrume-os em uma travessa pequena. Coloque o creme branco e espalhe. Novamente faça uma camada de biscoitos e coloque os morangos picados. Finalize com o creme de chocolate e o chocolate granulado. Coloque na geladeira até servir.
Observações:
... os morangos são opcionais. Eles acabam "molhando" um pouco o creme e faz com que ele fique mais líquido.
... prefiro colocar creme de leite em caixinha. Fiz com o de lata sem soro e alterou ligeiramente a textura. Isso já aconteceu com aquele creme de manteiga que a gente faz para a torta alemã, ele fica acetinado e parece que talhou (mas não estragou em absoluto!).
Receita adaptada de Silviane, no Rainhas do Lar
OLÁ QUERIDA!
ResponderExcluirSÓ POSSO DIZER QUE ESTÁ MARAVILHOSO DE TIRAR O CHAPÉU, HUMMMMMMMMMMMM!
MINHAS LOMBRIGAS ESTÃO DOIDAS, RSRS!
BEIJOS,
ANDRÉA...
Fabíola, imagino a delícia que ficou!
ResponderExcluirAcabei de me dar conta que o meu blog no seu blogroll não está atualizado. Esse Mr. Blogger deve estar dau pau de novo :-(
beijos, hj tem cheesecake de amoras lá no Caldeirão
delicia de receita..tô levando comigo..amei..bjus
ResponderExcluirOi Fabiola, é a Vi, a farinha láctea deve ter dado um sabor especial, não é?
ResponderExcluirFiquei de olho no bolo com farinha de milho, deve ter ficado uma delicia.
Bom domingo, beijos,Vi