A tradição diz que São Nicolau, bispo de Mira, era proveniente de Petara, na Ásia Menor (Turquia), onde nasceu na segunda metade do século III, e faleceu no dia 6 de dezembro em 345 ou 352 (as datas não são precisas).
Das inúmeras estórias que cercam este personagem sobre sua bondade, conta-se que São Nicolau soube das dificuldades pelas quais passava um homem sem posses e suas três filhas. O pai, que não podia pagar o dote de suas filhas para que pudessem se casar, iria entregá-las à prostituição. Nicolau sabendo disso, na calada da noite jogou pela janela da casa três sacos de moedas ao pé da cama de cada moça e assim puderam arrumar um bom casamento.
Espera-se então a vinda de São Nicolau todo dia 6 de Dezembro que deixa nas meias penduradas nas lareiras doces e pequenos presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.
Juntamente a São Nicolau temos mais dois personagens: o burrico que o carrega em sua jornada e um misterioso homem vestido com um grande capa preta com capuz que tem por função passar um belo sermão nas crianças que não se comportaram muito bem durante o ano. Este personagem recebe diferentes nomes conforme o país, na Suiça por exemplo, ele é o Schmutzli, ou seja, o "sujinho".
As crianças bem comportadas ganham balas, doces, biscoitos, chocolates, tangerinas, amendoins e pãezinhos em forma de bonequinhos, chamados Grittibenz.
Foto: Brie com goiabada
Foto: Brie com goiabada
Fontes de pesquisa:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/
http://gcnturismo.wordpress.com/2008/11/19/o-natal-comemorado-pelo-mundo/
http://amor-dei.blogspot.com/2008/12/so-nicolau-de-bari-festa-celebrada-em.html
Que o exemplo de Cristo sempre esteja presente em nosso lar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário