quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Filé mignon ao vinho tinto

Foto: Brie com goiabada

Esta receita, que pode também ser feita com outro tipo de carne, é realmente a maior sensação aqui em casa. Ela fica muito saborosa e o molho... uma delícia. O preparo não é difícil e rende bem. Eu costumo fazer um pouco no "olhômetro", não tem como errar e aqui vão os ingredientes....

Ingredientes

1 peça de filé mignon de 1 1/2 kilo
2 cebolas picadas
sal e pimenta a gosto
1 garrafa de vinho tinto seco (750 ml)

Modo de preparo

Primeiramente, tempere a carne com sal e pimenta (uma colher e meia de sopa rasa de sal acho que dá bem) e em seguida coloque a carne para marinar no vinho. Deixe marinar duas horas ou mais para pegar bem o gostinho. Reserve pelo menos 1 copo e meio do molho de vinho para colocar no final do cozimento.

Foto: Brie com goiabada

Depois deste tempo, em uma panela com um pouco de óleo comece a fritar apenas a carne sem o molho de vinho. Se precisar, coloque um fiozinho de água para não queimar.

Assim que a carne estiver frita de todos os lados, com a chama do fogão um pouco mais baixa vá colocando aos poucos o molho de vinho e as cebolas e continue a fritar a carne. Assim devagar ela vai lentamente cozinhando por dentro e o molho vai engrossando. Se quiser tampar por alguns instantes a panela, a carne cozinha mais rápido.

Todo este processo dura mais ou menos de 45 minutos ou mais um pouco se quiser a carne mais passada.

Foto: Brie com goiabada

Coloque então o molho de vinho reservado para o final e deixe ferver mais uns minutos. Retire a carne, coe o molho e descarte as cebolas.

Se preferir, engrosse o molho com um pouco de farinha de trigo e verifique o sal.
Aqueça, corte a carne em fatias e regue com o molho. Se achar interessante, coloque também champignos em conserva no molho.

Dica: é possível se utilizar outro tipo de carne como alcatra. A única coisa é que será necessário colocar na panela de pressão por uns 20 minutos juntando um pouco água para este cozimento.

Receita: de um velho livro de receitas da União

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...