domingo, 6 de dezembro de 2009

Advento do Natal - Segundo domingo, dia de São Nicolau

Hoje, em inúmeros países da Europa comemora-se o dia de São Nicolau como uma data importante nas festividades de Natal. São Nicolau é como se fosse o antecessor do nosso conhecido Papai Noel devido à sua história de vida dedicada aos mais necessitados.

A tradição diz que São Nicolau, bispo de Mira, era proveniente de Petara, na Ásia Menor (Turquia), onde nasceu na segunda metade do século III, e faleceu no dia 6 de dezembro em 345 ou 352 (as datas não são precisas).

Das inúmeras estórias que cercam este personagem sobre sua bondade, conta-se que São Nicolau soube das dificuldades pelas quais passava um homem sem posses e suas três filhas. O pai, que não podia pagar o dote de suas filhas para que pudessem se casar, iria entregá-las à prostituição. Nicolau sabendo disso, na calada da noite jogou pela janela da casa três sacos de moedas ao pé da cama de cada moça e assim puderam arrumar um bom casamento.


Espera-se então a vinda de São Nicolau todo dia 6 de Dezembro que deixa nas meias penduradas nas lareiras doces e pequenos presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.


Juntamente a São Nicolau temos mais dois personagens: o burrico que o carrega em sua jornada e um misterioso homem vestido com um grande capa preta com capuz que tem por função passar um belo sermão nas crianças que não se comportaram muito bem durante o ano. Este personagem recebe diferentes nomes conforme o país, na Suiça por exemplo, ele é o Schmutzli, ou seja, o "sujinho".

As crianças bem comportadas ganham balas, doces, biscoitos, chocolates, tangerinas, amendoins e pãezinhos em forma de bonequinhos, chamados Grittibenz.

Foto: Brie com goiabada

Foto: Brie com goiabada


Fontes de pesquisa:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/
http://gcnturismo.wordpress.com/2008/11/19/o-natal-comemorado-pelo-mundo/
http://amor-dei.blogspot.com/2008/12/so-nicolau-de-bari-festa-celebrada-em.html


Que o exemplo de Cristo sempre esteja presente em nosso lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...