quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Um presente e uma história

No início do ano, participei de um sorteio da Ducoco no blog da Cristina, Receitas da Vovó Cristina.
O concurso premiaria a melhor história contando sobre qual receita nos fazia viajar no túnel do tempo. E como gostaria imensamente de compartilhá-la, aqui vai minha história premiada...

A Bala de Coco

A receita que me faz voltar ao passado é a da Bala de Coco de aniversário. São três simples ingredientes: água, açúcar e leite de coco.

Para completar a renda, minha mãe aprendeu a fazer esta bala que figurou nos aniversários da família por muitos anos. Fazia de coco, chocolate, morango, nozes e amendoim. Mas a mais gostosa era a “bala gelada”, que depois de pronta, a bala ainda passava pelo leite e recebia uma chuva de coco ralado.

Balas que não eram fáceis. Como se manipulava a “massa” ainda quente, rendiam bolhas imensas na mão da minha mãe.

Sobre o feitio: depois que se ferviam os ingredientes, despejava-se no granito da pia e aos poucos ia-se esfriando até o ponto de esticar este caramelo produzido.

Esticava, esticava e aí chegava a hora de cortar as balas. Coisa que devia ser feita bem rápido, senão elas açucaravam.

Eu ajudava nesta tarefa. Mas nos primeiros estalos das tesouras, “tec, tec, tec”, de onde quer que estivesse vinha correndo a nossa cachorrinha salsicha para debaixo da mesa.

Ficava ali, de prontidão tal qual um goleiro sem vontade de levar frango. E lá iam as tesouras: “tec, tec, tec”... e o inevitável acontecia! Uma balinha desatenta caía e... “nhoc”, era devorada astutamente pela cadelinha.

Finda a rápida degustação, lá voltava ela para seu posto debaixo da mesa.

Tarefa terminada e algumas balas devoradas, a bichinha voltava para sua caminha à espera da próxima receita.


A cachorrinha era uma Basset preta e marrom muito simpática e às vezes meio invocada. Era uma grande companheira que ficava louca para correr na praia, mergulhar e nadar com aquelas minúsculas patas. Seu nome era Tyla e nos presenteou com sua presença e carinho por mais ou menos 13 anos.

E aqui meu presente.


MUITO OBRIGADO CRISTINA!!!

MUITO OBRIGADO DUCOCO!!!

7 comentários:

  1. Nossa Fabiola que Historia Linda por demais adorei.. Parabens pelo presente!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Ohhh querida...que bom podermos fazer outras pessoas felizes, não é? O mundo da blogosfera nos proporciona emoções incríveis. Conheci tantas amigas....me emociono, me divirto, aprendo todos os dias...só lamento porque depois que me mudei para Manaus, nossa internet é muito ruim, mas tenho esperanças que um dia estaremos atualizados...rsrsrs....é amiga, aqui tudo chega de canoa, até os e-mails. A cidade é linda, o povo carinhoso, mas vamos ver, né?

    Eu também adorei esse kit, é lindo mesmo.
    Sua história é contagiante...beijos.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo blog. Adorei
    Parabens pelo presente tb
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que linda história Fabiola, eu já havia lido no blog da Vovó, e me emocionei, e é sempre bom relê-la. São momentos assim, que recordamos com saudades, desses companheirinhos que sempre nos dão alegria, que me fazem amá-los tanto. Lindinha deveria ser a Tyla, e bem espertinha rsrsrs. Parabéns, mais que merecido ser a ganhadora. bjos amiga

    ResponderExcluir
  5. QUERIDA FABÍOLA,
    QUE LINDA HISTÓRIA, VC É MESMO UMA PESSOA ESPECIAL, É MUITO BOM RECORDAR BONS MOMENTOS.
    PARABÉNS PELO KIT É LINDO E SABOROSO!

    FICA COM DEUS!
    BJS..♥

    ResponderExcluir
  6. Fabíola, adorei sua história!!!
    Admiro demais pessoas que se superam, se empenham para manter a família, dão o melhor de si, ainda que fiquem com bolhas, como a sua mãe!
    E a Tyla não era nada boa de perder uma delícia dessas.
    Muito bem escrita!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...