quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bolo Éclair au Chocolat



Delícia de fechar o comércio!!!
Sucesso garantido aqui em casa. Esta receita, que não tem nada de complicado, eu achei no blog Cozinhando o SE7E da Carol Pimentel. Carol, amei o seu blog... receitas prá lá de deliciosas e caprichadas.

Só que permitam-me colocar um nome chic e metido à besta nesta receita porque ela merece. Não sobrou nem farelo para remédio. Éclair au Chocolat é a tradução em francês para Bomba de Chocolate, que é com o que o bolo se parece.


Ingredientes

para a massa

1 e 1/2 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 xícara de leite
3 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

para o recheio de creme

2 xícaras de leite
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 gema
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
200 ml de creme de leite (uma caixa)

para a cobertura

1/2 xícara de leite
1 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de açúcar (eu diminui um pouquinho na minha receita)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de amido de milho

Modo de preparo

Achei mais prático começar pelo recheio, já que ele precisará esfriar.

para o recheio de creme:

Em uma panela, coloque os ingredientes, menos o creme de leite e deixe cozinhar em fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar, adicione o creme de leite e reserve.

para a massa:

Na batedeira, bata os ovos inteiros até ficarem fofos. Sem parar de bater, adicione o açúcar e a manteiga. Acrescente o leite e a farinha aos poucos. Fora da batedeira, misture o fermento.

Em uma forma (usei redonda) untada e enfarinhada, coloque metade da massa.


Adicione todo o creme tendo o cuidado de não despejá-lo nas bordas para não queimar.


Despeje então o restante da massa do bolo.
Coloque em forno pré-aquecido a 200C por 40 minutos, até corar. Desenforme e derrame a calda.


para a calda:
Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo até ficar com a consistência de calda. A minha ficou mais grossa, devo ter cozinhado um tantinho a mais, mas ficou delicioso!


6 comentários:

  1. Oi Fabi,

    Olha... O seu bolo bomba ficou muito mais bonito que o meu...:)
    Seu espaço é muito aconchegante. Adorei o seu blog. As receitas são inspiradoras. Obrigada por visitar o meu blog.
    Agora vou estar sempre por aqui. Já estou te seguindo.
    Bjs Carol

    http://cozinhando7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já provei é fantastico !!!

    Joaquim Junior

    http://mecfacil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE, MAS QUE DELÍCIA. OLHA EU ACEITO UM PEDAÇO...RSRS. BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Vim correndo conhecer seu blog e achei uma delícia. Tb estou te seguindo!
    Fico feliz por participar dos meus sorteios, convido-a a conhecer meu outro blog, tem sorteios lá tb www.viviass.blogspot.com
    bjs e ótima semana pra vc
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pra vc ter idéia,abri outra postagem mais antiga e consigo ver as imagens.
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...