terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Comentando sobre a Blogagem Coletiva

Oi pessoal!!! Muito me faz feliz contar com a presença de vocês para a Primeira Blogagem Coletiva do Brie com Goiabada. Lembrando o tema:

Conte sobre uma lembrança que você tem das refeições em família ou sobre uma recordação de algum alimento em especial de quando era criança.

Atenção, não é necessário ter uma receita, apenas a sua história. Mas conte com detalhes, viu. Porque todos queremos muito saber!

Como eu já comentei anteriormente, a ideia surgiu a partir do livro Céu da Boca que eu li.
O livro, eu descobri lendo um artigo da revista Vida Simples.
O artigo trazia algumas considerações que eu achei interessantes e decidi transcrever para vocês.

"Alimento e emoção estão muito ligados. Somos apresentados ao mundo através da alimentação. A primeira relação é entre mãe e filho, então, é fundamental como a mãe alimenta seu bebê. Se está tranquila, a criança percebe que é bem recebida. Aprende que aquele alimento vem com gosto gostoso."

"Essa emoção ligada ao comer vem da própria história da fragilidade do ser humano, que precisa de mais tempo para alcançar a independência que os outros animais. E é essa maior dependência que resulta na complexidade das nossas emoções." 
Vivien B. Ponzoni (psicóloga)     

"A gente tem uma memória ligada ao olfato. Uma parte do paladar vem desse sentido, a outra, das papilas gustativas. Quando degustamos algo, o sabor vem da associação olfato-paladar.
Quando se trata de alimentação, é mais frequente que aflorem apenas as boas recordações, as ruins vão se perdendo. As sensações agradáveis perduram na memória. A lembrança é mais forte porque o contexto é prazeiroso: revivemos o ambiente, o convívio familiar, as festas de aniversário, de Natal.
Antônio Carlos A. Pereira (psicólogo)  

fonte: Vida Simples, outubro de 2011 edição 110 

Quer participar da Blogagem Brie com Goiabada?
Informações AQUI  

3 comentários:

  1. Que bom que vc ta sempre lembrando Fabiola, eu vou tentar fazer a minha e ja deixar pronta hehe. Adorei essa blogaem pelo visto vão ter muitas histórias lindas. Bjocas miga

    ResponderExcluir
  2. Fabíola, estou fazendo um esforço pra não deixar passar essa coletiva, apesar do meu tempo restrito. Estou parecendo um polvo, com 8 braços, tentando dar conta de tudo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fabíola!
    Vim convidar pro SORTEIO DE NATAL no AndreaGuimBlog.
    A prenda é um kit com várias fofuras!!!
    Bora lá participar!
    Bjs,
    Andea

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...