quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Tiramissu Econômico e Valentine's Day

Quando a gente fica com aquela vontade de comer uma tal sobremesa, mas quer economizar ou adaptar, acaba ficando muito bom, Foi o caso deste Tiramissu, já que o tal queijo mascarpone é mais caro e muitas vezes a gente nem encontra dependendo do mercado que se tem perto de casa.
Fiz a receita inspirada no Tiramissu da Adriana, do Casa, Coisas e Sabores. Ah... e sem ovos!

Ingredientes

1 xícara de leite
1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho
3 colheres de sopa de açúcar
1 pote de Creme de Ricota (usei aquele da Tirolez, pode ser substituído por cream cheese)
1 caixa de creme de leite MOCOCA
biscoitos champanhe o quanto baste
chocolate em pó
2 xícaras (chá) de café forte (aproximadamente) com um pinguinho de leite



Modo de Preparo


Antes de tudo, coloque a caixa de creme de leite no congelador por alguns minutos, pois precisa ser utilizado bem gelado, só não pode congelar.

Enquanto isso,  misture o leite, o amido e o açúcar em uma panela, leve ao fogo e fique mexendo até formar um mingau. Reserve (deixe esfriar antes de utilizar).

Bata o creme de leite na batedeira por uns 10 min, para que fique bem aerado e encorpado (não ficará como chantilly, apenas um pouco mais espesso), reserve.

Misture o Creme de Ricota com o creme de amido já frio. Acrescente o creme de leite batido aos poucos, misturando delicadamente, até tudo ficar homogêneo. Reserve.

Montagem

Passe os biscoitos pelo café com leite frio, disponha-os em um refratário. Coloque parte do creme por cima e vá fazendo as camadas que desejar.
Termine com o creme e polvilhe chocolate em pó apenas quando for servir (pois ele é absorvido pelo creme e não vai ficar tão bonito se colocado com antecedência). Sirva gelado!


observação: você pode fazer o café de sua preferência, solúvel ou não. Coloquei um pouco de leite para que as crianças não sentissem um gosto muito forte. Adoce o café se quiser. Pode-se colocar também uma bebida alcoólica nesta mistura. 


13 comentários:

  1. Fabíola,
    boa opção para quem não tem mascarpone e/ou não gosta de doces com ovos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro tiramisu e este teu està mt apetitoso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Hummmm Fabiola, adorei.Parece delicioso.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Nossa perfeito! Realmente Mascarpone eu só encontrei no St. Luzia, mercado afrescalhado no Jardins (SP). E não sai por menos de 12 reais a marca mais simples. E esse doce é tão bommm!! AMEI <3

    www.labculinario.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente esta com uma cara otima. e eu que 'detesto' doces em...=D

    Beijinhos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. fabiola minha lind amei a receita ainda mais que não vai ovos esta de parabens será que pode usar mascarpone ? pois estou com duas latas aqui kkkk
    bjão linda

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de fazer/comer Tiramisu. Porém o queijo mascarpone sempre me espantava. Primeiro pq acho que deve ser caro, segundo pq NUNCA vi esse queijo pra comprar rsrs. Adorei a versão econômica dele. Tenho certeza que deve ser igualmente deliciosa.

    Beijos FAbiola

    ResponderExcluir
  8. Fabiola querida, eu adoro tiramissu, porém acho muito caro também o mascarpone, gostei dessa sugestão que a Adri sugeriu e pelo visto ficou uma delicia a julgar pela foto. Adorei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. oi minha linda obrigado por me responder tão rapido sabe e feita com ela mesmo é que eu não sabia que tinha para vender assim ..agoira que ja sei só compro dela ..e adoro esta proteina aqui até os meninos comeram e nem notaram que era soja ..isso foi ótimo ..vou testar esta tua receita est final de semana
    bjão doces
    anciosa para o encontro ??? leva sacola para levar os mimos ok bjão

    ResponderExcluir
  10. Querida Fabi,
    Adorei a sugestão!!! Que DELÍCIA, heim???
    Grande beijo e um ótimo fds, Irene

    ResponderExcluir
  11. Hum! Deve ser bem gostoso mesmo, Fabíola!
    Gostei do novo visual do blog.Ficou lindo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  12. assim fica comível o Tiramissu, vou levando a receita. bjão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...