quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pão Caseiro

Bom tarde a todos!!! Depois de algumas coisinhas que precisaram da minha maior atenção, Brie com Goiabada voltando à ativa! E vou voltando a fazer minhas visitas nos blogs que tanto adoro, desculpem-me pela ausência.
E trago hoje uma receitinha deliciosa saída do livro O Pão Caseiro, de André Boccato e equipe CookLovers, que gentilmente ganhamos no Encontro Gourmet.
Fiz sem recheio para poder utilizar geleias e frios a vontade. Delícia!

Ingredientes

15g de fermento biológico fresco
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 pote de iogurte natural (temperatura ambiente)
200g de farinha de trigo (2 xícaras)
1/2 colher (sopa) de manteiga
1 gema
1 pitada de sal
orégano ou outros temperinhos que quiser utilizar a gosto
gergelim e uma gema para decorar

Modo de preparo

Dissolva o fermento no açúcar e acrescente e a metade do iogurte  e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo. Misture e deixe descansar por 30 minutos para formar uma esponja.

Acrescente, aos poucos, o iogurte restante, a manteiga, a gema, o sal, a farinha de trigo restante, os temperos que desejar e sove a massa até desgrudar das mãos.

Coloque em uma assadeira de bolo inglês untada e enfarinhada, cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume.

Pincele com uma gema e espalhe o gergelim. Asse em forno pré-aquecido a 180C até corar.



Para adquirir o livro

9 comentários:

  1. Oiê!!!

    Amo pão caseiro! E o seu ficou um arraso!!!
    Ai, sei bem como é esses "tempos" que precisamos dar...rs. Vivo fazendo isso também, coitadinho do meu blog...rs
    Ainda não consegui estrear os livros que ganhamos no Encontro, acredita? Mas, vc está me estimulando... preciso achar um "tempinho" pra comprar o fermento e assim colocar a mão na massa, uma vez que ainda não tenho a famosa máquina...rsrs

    Um big beijo com saudades!

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, você está expert em pães!

    Que delícia este, e que maravilha a trança de espinafre em baixo,

    Merece meus cumprimentos,

    Ficaram divinos!

    ResponderExcluir
  3. Querida Fabíola,
    deu pra sentir o aroma e o sabor aqui.....hummm...bom demais!
    Ficou maravilhoso, pão caseiro não tem preço!

    Beijinhos, e sucessos sempre!

    ResponderExcluir
  4. esse livro é maraa! e os pães mais ainda! kk
    bjsss Fabi!

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo seu pão! Você sabe que ainda não fiz nenhuma receita do meu livro? Minha vida também andou bem complicada, agora que estou voltando Às coisas normalmente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Saudades de vc Fabiola, que bom que vc esta de volta e que tudo está bem. Amiga ficou lindo seu pão, adorei esse livro de receitas. Pão caseiro é muito bom né. Gostei demais. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Que rico pão amiga este teu pão ficou com um interior maravilhoso, adorei!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Uau!!! Posso levar um pedaço? Esse pão ficou com um aspecto de QUERO+++++!!! Amei!!!
    Grande beijo e saudades, IRene

    ResponderExcluir
  9. Oi Fabiola, adorei sua receita, anotada.Adorei a textura.Quentinho deve ser uma tentação.
    Beijos querida, tenha um lindo final de semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...