sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pãezinhos Folhados com Gergelim

Brie com Goiabada voltando à ativa! Férias terminadas e energias repostas. Aos poucos vou visitando os queridos amigos e colocando aqui as novidades.

Hoje trago uma receita deliciosíssima vinda de um blog amigo lindo, da talentosa Fimère, Aux délices des Gourmets. O jeitinho de se fazer o pão não é complicado e a gente consegue fazer fácil, fácil.
A observar: para estes pães, é necessário usar óleo ou azeite. Segundo a dica da Fimère, seria melhor usar metade/metade. Eu usei mais óleo do que azeite, acho que fica muito enjoativo usar apenas azeite.Fiz também apenas metade da receita abaixo para testar.

Ingredientes

para a massa
700 g de farinha de trigo
380 ml de leite morno
2 ovos (1ovo +1 gema)
160 ml de óleo ou azeite (eu usei mais óleo do que azeite, aprox. 30ml de azeite)
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de fermento biológico seco

para depois da massa crescida
manteiga amolecida o quanto baste
1 gema de ovo
gergelim para polvilhar por cima

Modo de preparo

Eu usei a máquina de fazer pão. Neste caso, coloque na panificadora todos os líquidos e o sal, em seguida a farinha e por último o fermento. Escolha o modo MASSA (que é apenas para bater e crescer)
Deixe a panificadora amassar um pouco a massa e verifique se não está muito grudenta. Se estiver, coloque mais um pouco de farinha. Deixe terminar todo o ciclo.

Se for fazer à mão, não é muito diferente. Você pode misturar todos os líquidos e colocar aos poucos a farinha misturada com o fermento. Amasse e deixe descansar até dobrar de volume.

Depois da massa crescida, dê uma leve amassada para sair o ar contido e faça bolinhas de 60g aproximadamente (pode ser no olhômetro mesmo!)

Com a bancada enfarinhada, passe o rolo em cada bolinha.
Passe a manteiga derretida e corte em tiras com a ajuda de um cortador de massa ou faca. Apenas tenha o cuidado de não cortar tudo em uma das extremidades.

Em seguida, enrole na diagonal no sentido do comprimento.
Enrole agora como se fosse um caracol.
Coloque na assadeira forrada com papel manteiga, passe a gema de ovo por cima e salpique de gergelim.



Deixe crescer mais uns 10 minutos e coloque no forno a 180C até ficarem corados.

7 comentários:

  1. Querida Fabíola, seja bem vinda, vc faz falta!
    É muito bom tirar férias e descansar as energias se renovam não é?
    O formato desse pão fica lindo e a receita é perfeita!

    Bom final de semana!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim Fabi, estava sentindo muito sua falta viu? Vê se não abandona mais a gente assim ora bolas!! Brincadeira amiga, o importante é que vc aproveitou, descansou e repôs as energias e voltou com tudo hein! Que lindo esse pão, adorei o formato. Escuta, depois que vc enrola como um caracol, vc corta e faz pãezinhos ou vc corta depois de prontos. Dá pra fazer doce tbém não dá? Adorei essa receita. E VÊ SE NÃO SOME hehehe
    Beijinhos ótimo final de semana miga

    ResponderExcluir
  3. ils sont magnifiques et bien réussis, un grand bravo et merci pour le clin d’œil
    bonne soirée

    ResponderExcluir
  4. Miga isso é o que dá não prestar atenção, em vez de ler que vc faz as bolinhas e abre na bancada, eu fui vendo as fotos e achei que essa massa aberta era grandona hehe. Desculpe, e obrigada pela explicação. Agora entendi. Beijinhos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  5. Que delícia deu vontade de comer um pedaço,bom final de semana beijos

    ResponderExcluir
  6. Seja bem vinda de volta! Pelo visto as férias fizeram muito bem e vc já voltou arrebentando com esse pão lindíssimo, já estou apaixonada! Não conhecia esta técnica, vou experimentar!
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabiola, achei lindo o formato desses pães.A receita é fácil e parece deliciosa.Estou copiando.Beijos e bom regresso.

    ResponderExcluir